quarta-feira, 29 de julho de 2009

Confira na tabela abaixo as propriedades presentes em alguns tipos de alimentos:


ABACATE
Nutritivo e altamente energético, o abacate possui alto conteúdo de proteínas e sais minerais, mas sua principal característica é a alta quantidade de gordura, proporcionando aproximadamente 162 calorias por 100 gramas da fruta. Das folhas do abacateiro se faz um chá que tem fama de ser diurético e carminativo, ou seja, que elimina gases intestinais. O caroço tostado e moído bem fino combate a diarréia e a disenteria. É conhecido também por seus poderes afrodisíacos. Segundo a crença popular, a polpa do abacate é um ótimo estimulante sexual, assim como os seus botões florais. Quem sofre de dor reumática e dor da gota possui no azeite de abacate um excelente remédio.

ABACAXI
Fruta típica de países tropicais é rica em potássio, magnésio, cálcio, vitaminas A, C, B1 e D. Auxilia na digestão, devido à presença de bromelina em sua composição (uma mistura de enzimas que desdobram proteínas, facilitando a digestão).

AGRIÃO
Excelente fonte de beta-caroteno, vitamina C, cálcio, ferro e potássio.

AIPO
Contém baixas calorias, sendo uma ótima fonte de fibras e potássio. Pode reduzir inflamações e proteger contra o câncer.

ALFACE, ACELGA, AGRIÃO, CHICÓRIA, ESCAROLA, ENDÍVIA BELGA E RÚCULA
Contêm poucas calorias e muitas fibras. Algumas variedades contêm muito beta-caroteno, folato, vitamina C, cálcio, ferro e potássio.

ALHO
Ajuda a diminuir a hipertensão e a reduzir o colesterol. Suas propriedades antiviróticas e bactericidas previnem ou combatem infecções. Alivia a congestão nasal.

BANANA
Conhecida como um dos mais completos alimentos, a banana oferece uma inesgotável fonte de hidratos de carbono, potássio, sódio, fósforo, cloro, magnésio, enxofre, silício, cálcio, niacina, vitaminas A, B1, B2 e C. É conhecida como calmante intestinal, por estimular o apetite e as funções digestivas, graças a uma substância oleosa presente em sua composição, de efeito adstringente, que suaviza o intestino delgado, grosso e reto, sendo aplicada em casos de diarréia aguda ou crônica.

BATATA
Boa fonte de vitamina C e B6, potássio e outros minerais. Alimento rico em amido.

BETERRABA
Apesar da elevada quantidade de açúcar, possui baixas calorias. Boa fonte de folato e vitamina C e suas folhas são ricas em potássio, ferro, cálcio, beta-caroteno e vitamina C.

BROCÓLIS
Oferece vitamina C, A, folato e boas quantidades de proteínas, cálcio, fibras, ferro e outros minerais. Rico em bioflavonóides e outras substâncias que previnem o câncer.

CEBOLA
Os talos verdes são boas fontes de vitamina C e beta-caroteno. Ajuda na redução do colesterol e da pressão arterial. Seu leve efeito antibacteriano, previne infecções superficiais.

CENOURA
Excelente fonte de fibras, beta-caroteno, fibras e potássio. Ajuda a prevenir a cegueira noturna, os elevados níveis de colesterol no sangue e protege contra o câncer.


CHUCHU
Importante fonte de minerais com ferro, magnésio, potássio, fósforo e cálcio. Possui alo teor em fibras.

COUVE-FLOR
Fonte de vitamina C, folato e potássio. Possui poucas calorias e muitas fibras.

ESPINAFRE
Rico em vitaminas A e C, folato, sendo uma fonte vegetariana de proteínas.

JILÓ
De gosto amargo, porém rico em proteínas e carboidratos, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A, C e complexo B.

LARANJA
Tem um alto teor de A, C, complexo B, ferro e hidrato de carbono. Previne gripes e resfriados. Desintoxica o organismo e por conter grande quantidade de fibra, ajuda o trabalho intestinal.

LIMÃO
Rica em vitamina C, funciona como anti-gripal, atua contra a acidez gástrica, acne, afta e enxaqueca.

MAÇÃ
Rica em vitaminas e sais minerais que atuam contra a diarréia e o reumatismo. Suas fibras ajudam a reduzir o colesterol e na limpeza das cordas vocais e dentes.

MAMÃO
Contém vitaminas A e C, proteínas e sais minerais. Ajuda na função digestiva do organismo.

MANDIOCA
Rica em vitaminas do complexo B, potássio e ferro.


MANGA
Rica em vitaminas A, C e complexo B. É uma fruta digestiva, muito usada contra a bronquite.

MARACUJÁ
Oferece grande quantidade de vitamina C, sendo utilizada como calmante natural e atua contra diarréia, tosse e úlceras.

MELÃO
Alimento rico em vitaminas A, possui também todo o complexo B e C, cálcio, ferro e fósforo. Possui alto conteúdo de celulose, que lhe dá uma função laxante suave. Recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite e cistite.

MELANCIA
Ideal para os dias quentes e para quem quer emagrecer, a melancia é uma das frutas mais ricas em vitaminas: A, C, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B6, B12, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico e biotina.

MOSTARDA
Pobre em calorias, sendo fonte de vitaminas A, B2 e C, além de cálcio e ferro.

PÊRA
A fruta é rica em potássio, sódio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício, ferro, vitaminas A e C e do complexo B. É utilizada popularmente como coadjuvante do tratamento da hipertensão arterial e da prisão de ventre, sendo considerada também um ótimo diurético. Sua maior ação terapêutica se faz na doença diverticular do intestino.


PIMENTAS
Ótimas fontes de vitaminas A e C. Aliviam a congestão nasal, previnem coágulos sanguíneos que causam derrame ou ataques cardíacos.

RÚCULA
Contém proteínas, vitaminas A e C, cálcio e ferro, além de baixas calorias.

TOMATE
Boa fonte de vitaminas A e C, folato, potássio e licopeno, um antioxidante que protege contra alguns tipos de câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário